Domingo, 21 de Julho de 2024
23°

Parcialmente nublado

Mata de São João, BA

Livros Leitura

Novo livro de Jeremy Rifkin, renomado economista e consultor político, chega ao Brasil

"A Era da Resiliência" oferece orientação valiosa sobre como navegar pelas turbulências do século XXI

11/07/2024 às 13h51
Por: Redação Fonte: Agência Aspas e Vírgulas
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Em seu novo livro, Jeremy Rifkin, economista, teórico social, ativista e futurólogo nos traz uma nova visão sobre os problemas que estamos enfrentando em meio à crise da globalização. Especialista de renome mundial e conselheiro governamental global de mudanças tecnológicas, seu novo livro A Era da Resiliência” (lançamento da editora Cultrix) nos alerta que, há muito tempo, nós, humanos, acreditamos que somos capazes de forçar o mundo natural a se adaptar a nós, mas só agora começamos a encarar o fato de que nós é que devemos nos adaptar a ele se quisermos sobreviver e prosperar em um mundo natural imprevisível.

Rifkin, o principal arquiteto dos planos econômicos da União Europeia e da China, autor de 23 livros e traduzidos para 35 idiomas, apresenta uma visão arrebatadora do futuro da humanidade, onde não somos os mestres do mundo, mas sim seus alunos mais humildes. Nessas páginas, o economista compartilha com seus leitores todo um programa para não entrarmos em extinção. Segundo o autor, estamos passando da Era do Progresso para a Era da Resiliência.

A primeira foi motivada pela tentativa de aperfeiçoar a expropriação do que o planeta Terra generosamente nos oferece, no consumo e no descarte e abuso da extração de recursos naturais em prol da opulência material da sociedade. Para o autor, “se a Era do Progresso caminhou de mãos dadas com a eficiência, mas às custas da própria natureza, a “coreografia” da Era da Resiliência nos dará os passos rumo a um caminho de adaptabilidade. Em vez de tentarmos forçar a natureza inteira a se adaptar aos nossos desejos egoístas de acúmulo e consumo desenfreado em prol de uma economia predatória e excludente, devemos reaprender a adaptar nossa espécie às poderosas forças naturais, se quisermos de fato assegurar o futuro da humanidade”.

Ao longo de A Era da Resiliência”, o renomado economista explora essa nova abordagem da ciência acerca da natureza humana e da evolução da vida na Terra e nos mostra que “a mudança da geopolítica para a ‘política da biosfera’da globalização para a ‘glocalização’, do corporativismo para o ‘compartilhamento de bens’ e a ascensão da ‘governança biorregional’, além da extensão da ‘democracia representativa’, são alguns dos novos movimentos e forças políticas de compartilhamento de poder que ajudarão a definir e moldar os próximos anos e garantir a nossa sobrevivência”.

Assim, Jeremy Rifkin nos traz um estudo de extrema importância para os tempos atuais, desbravador e esclarecedor, que compõe o contexto para uma real mudança de paradigma e altamente recomendado a todos que se interessam pelo futuro do planeta. Em suas palavras: “a Era do Progresso, antes considerada sacrossanta, começa a desmoronar, enquanto uma nova e poderosa narrativa, a Era da Resiliência, toma o seu lugar, trazendo essa grandiosa transformação e seu efeito profundo na maneira de compreender o significado da existência, a economia e o modo de governar a nós mesmos enquanto a Terra procura se restaurar ao nosso redor”.

 

“Há mais de quarenta anos, Jeremy Rifkin tem elaborado projetos eficazes para questões econômicas e tecnológicas a pedido de governos e organizações empresariais pelo mundo afora. Neste livro, ele usa sua vasta experiência para abordar a crise de percepção que ameaça a futura sobrevivência de nossa espécie na Terra. Trata-se de uma obra desafiadora, provocante e profundamente esperançosa.” – Fritjof Capra, físico teórico e pensador sistêmico, autor de ‘A Teia da Vida’, ‘Alfabetização Ecológica’ e ‘A Visão Sistêmica da Vida’

 

Sobre o autor:

JEREMY RIFKIN é presidente da Fundação para Orientações Econômicas e autor best-seller de 23 livros, traduzidos em 35 idiomas. O National Journal indicou Rifkin como uma das 150 pessoas nos Estados Unidos que mais influenciaram a formação de políticas no governo federal. Já discursou em diversos comitês do Congresso Americano e, desde 1994, é o principal palestrante do Programa de Educação Executiva da Wharton School, na Universidade da Pensilvânia. É também o principal arquiteto dos planos econômicos da União Europeia e da China em uma transição para a Terceira Revolução Industrial que aborda a mudança climática. Desde 2000, Rifkin está na lista dos dez pensadores econômicos mais influentes no levantamento global do Huffington Post das “Vozes Mais Influentes do Mundo”.

 

Sobre o Grupo Editorial Pensamento:

Mais que livros, inspiração!

Desde 1907, o Grupo Editorial Pensamento publica livros para um mundo em constante transformação e aposta em obras reflexivas e pioneiras. Em busca desse objetivo, construímos uma das maiores e mais tradicionais empresas editoriais do Brasil. Hoje, o Grupo é formado por três selos: Pensamento, Cultrix e Jangada, e possui em catálogo aproximadamente 2 mil títulos, publicando cerca de 80 lançamentos ao ano. Ao longo de sua trajetória, o Grupo Editorial Pensamento aposta em mensagens que procuram expandir o corpo, a mente e o espírito. Mensagens que emanam energia positiva e bem-estar. Mensagens que equilibram o ser. Mensagens que transformam o mundo.

 

Serviço:

Livro: A Era da Resiliência

Autor: Jeremy Rifkin (https://www.foet.org/about/jeremy-rifkin/)

Editora: Cultrix

Páginas: 410

Preço: R$ 84,00

Disponível para venda em: https://www.grupopensamento.com.br/produto/a-era-da-resiliencia-9215

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias