Domingo, 21 de Julho de 2024
24°

Parcialmente nublado

Mata de São João, BA

Livros Leitura

A lógica da infelicidade

Livro da psicóloga Paula Toyneti Benalia explora por meio de metáforas os dilemas comportamentais para construção de uma existência mais significativa

11/07/2024 às 15h55
Por: Redação Fonte: LC - Agência de Comunicação
Compartilhe:
Divulgação / Paula Toyneti Benalia
Divulgação / Paula Toyneti Benalia

Inverta este exercício: ao invés de se perguntar o que faz você feliz, pense no que traz infelicidade.  A provocação é proposta pela psicóloga e escritora Paula Toyneti Benalia a partir do lançamento A lógica da infelicidade. O livro mergulha nos dilemas comportamentais e emocionais que permeiam a sociedade com um convite para explorar de forma íntima tudo o que pode ou não trazer bem-estar a cada pessoa.

Dez capítulos curtos e metafóricos aproximam o leitor do principal questionamento que permeia a obra: se hoje fosse o último dia da sua vida, o que você faria de diferente? Para guiar as reflexões, a autora explora os aspectos que pesam para a infelicidade, como ansiedade, pessimismo, estresse e depressão. Ela atravessa esses temas ao fazer uma analogia entre as etapas da vida e o planejamento de uma viagem, porque, para encontrar novos rumos na aventura da existência, é preciso preparo.

Como uma agente de turismo à disposição, Paula Toyneti Benalia entrega uma espécie de passo a passo para a organização da jornada. Seja ela uma roadtrip, um mochilão ou uma aventura a bordo de um navio, basta escolher o roteiro, pois todos levarão ao destino final: a felicidade. “No geral, as pessoas amam viajar; associei ao processo da vida, porque todos nós estamos indo para algum lugar e nos organizamos para conquistar sonhos, cumprir objetivos pessoais, profissionais”, explica.

Da programação financeira e orçamento ao checklist de organização das malas e o início da aventura. Para cumprir todas as etapas rumo à felicidade, a autora deixa espaços para que o leitor se desafie a estabelecer metas e sonhos, a partir da externalização de sentimentos bons ou ruins, e as mudanças que está disposto a fazer no percurso. Desta forma, incentiva o viajante a entender que também é preciso desfrutar do presente, afinal, o fim da vida é imprevisível e inevitável.

Lembre-se também de que se precisa de muito para ser infeliz, e de bem pouco
para ser feliz. Este é outro ensinamento que deixo para você: quanto mais coisas
você acumular dentro de si durante uma vida, mais peso sentirá nas suas costas.
Sentirá seu coração se apertar de angústia, ansiedade, porque não cabe tudo
dentro de nós. 
(A lógica da infelicidade, p. 50)

Convite feito, agora basta aceitar, pois ainda há a garantia de que, se depois da jornada não gostar da viagem, o leitor poderá retornar à rotina de sempre, sem qualquer prejuízo – pelo contrário, a tentativa foi feita e tudo é aprendizado. “Se souber exatamente para onde quer ir, a vida fica mais leve e fácil, pois nenhum destino é impossível”, atesta Paula.

FICHA TÉCNICA
Título: A lógica da infelicidade
Autora: Paula Toyneti Benalia
ISBN: B0CXSF1VZ3
Formato: e-book
Páginas: 68
Preço: R$ 9,99
Onde comprar: Amazon

Sobre a autora: Paula Toyneti Benalia é graduada em Psicologia e sempre se dedicou a conhecer o ser humano em sua mais profunda essência. Apaixonada por livros desde a infância, começou a escrever romances em 2016 e já publicou 10 títulos. “O dia em que te amei”, obra de abertura da trilogia Deusas de Londres, foi seu primeiro romance de época. Na vontade de falar sobre temas psicológicos, grande paixão e formação, entrega agora ao público o título A lógica da infelicidade.

Instagram da autora: @paula_benalia

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias