Resultado da análise de mais de 5,5 mil entrevistas investigativas com infratores confessos envolvidos em casos de fraude, corrupção e assédio no ambiente corporativo, o livro Doce Veneno é o novo lançamento do Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC Brasil). A obra investiga as motivações de indivíduos que optam pelo caminho da desonra e da improbidade.
A publicação coletiva é assinada por especialistas em risco comportamental no contexto organizacional brasileiro, área de estudo que avalia as condutas humanas que podem comprometer a segurança, saúde e eficiência de uma empresa.
Ao adicionar elementos de ficção às histórias reais, os autores desdobram o gênero Romance de Compliance. “Esse estilo de narrativa ilustra os princípios de conformidade com as normas e políticas internas de uma organização, oferecendo entretenimento enquanto ensina e inspira reflexões essenciais”, explica Renato Santos, doutor em Administração e porta-voz da coletânea.
Ao longo das páginas, o leitor acompanha os dilemas e consequências das escolhas de seis personagens. Fabrício é levado pela ambição a um caminho perigoso. Alice se enreda em denúncias após planos frustrados. Damares frauda a empresa para sustentar vícios. Larissa cede à pressão em um momento de fragilidade. Fred, um jovem marcado por uma decisão transformadora, e Gabriel, que luta contra preconceitos sociais e enfrenta um fantasma do passado.
O lançamento chega nas prateleiras físicas e virtuais em um cenário onde o mercado de trabalho registrou aumento do número de denúncias de assédio moral, 74% entre 2022 e 2023, crescimento dos dados de apropriação indevida, de 19% para 22% na pandemia, e a descoberta de gigantescos esquemas fraudulentos em empresas brasileiras de renome.
Doce Veneno, segunda publicação da trilogia Sementes do Risco, reforça a importância da integridade e da resiliência ética, propondo uma análise profunda do comportamento humano e das circunstâncias que levam a desvios éticos. Com uma narrativa intensa que constrói um labirinto psicológico cheio de reviravoltas, a novidade promove uma reflexão sobre os fatores que transformam o ambiente de trabalho em uma armadilha tentadora para deslizes morais.
Ficha técnica
Livro: Doce veneno - Inspirado em casos reais de fraudadores e assediadores confessos
Autores: Aldo Menezes Menezes, Lena Aranha, Marcelo Santos, Rema Aranha, Renato Santos, Omar Souza e Mario Junior (coordenador)
ISBN: 978-65-983703-1-2
Páginas: 304
Preço: R$ 59,90
Onde encontrar: Amazon
Sobre os autores
Rema Aranha é formada em Artes Plásticas e tradutora. Marcelo Santos é jornalista e escritor. Aldo Menezes é formado em Filosofia pela USP e pós-graduado em Religião e Cultura. Renato Santos é doutor e mestre em Administração, possui MBA em Gestão de Pessoas e formação em Direito. Lena Aranha é pedagoga, fonoaudióloga e especialista em Linguística Aplicada. Omar Souza é jornalista com experiência em grandes veículos e editoras brasileiras. Mario Junior (coordenador e prefaciador) é administrador com MBA em Logística Empresarial e o primeiro brasileiro certificado pela Associação Internacional de Entrevistadores.
Sobre o IPRC Brasil
O Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC Brasil) atua de forma independente e pioneira nos estudos sobre o risco comportamental humano nos contextos social e corporativo brasileiro. Com a missão de ajudar a identificar, interpretar e classificar os diversos fatores que resultam em desvios de conduta comportamental, desenvolve soluções para capacitar e certificar especialistas, auxiliando na construção de uma sociedade mais ética, justa e pautada por valores morais sólidos.
Redes sociais do IPRC Brasil
Mín. 18° Máx. 29°