Uma organização criminosa especializada em furtos de materiais de cobre foi desarticulada por policiais do Setor de Investigação (SI) da 1ª Delegacia Territorial de Mata de São João. A ação é resultado de uma investigação iniciada após a apresentação de um boletim de ocorrência envolvendo um veículo supostamente tomado de assalto, fato que acabou revelando a participação direta do denunciante em um dos crimes.
No último dia 25 de abril, um homem identificado pelas iniciais L.S.S. compareceu à 1ª DT de Mata de São João informando que seu veículo teria sido roubado e posteriormente utilizado em um furto na sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), no município. Contudo, durante entrevista com os investigadores, o suspeito confessou ter participado ativamente da ação criminosa, revelando que o plano foi articulado juntamente com J.S. do R. e outros integrantes do grupo.
Diante das informações, os policiais iniciaram diligências que culminaram na apresentação de J.S. do R., que também confessou envolvimento no furto. Em depoimento, ele confirmou que o grupo era especializado no furto de cobre e admitiu ter participado de ações semelhantes em unidades da EMBASA no município de Camaçari, além de empresas situadas na Região Metropolitana de Salvador.
As ações do grupo causaram prejuízos estimados em aproximadamente R$ 1 milhão. Parte do material furtado foi recuperado, e todos os integrantes da organização criminosa já foram identificados pela polícia.